sábado, 28 de novembro de 2009

O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado

Resume-se sempre ao mesmo:

Absorver a energia dum lugar e libertá-la noutro.

Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre a ligar as duas unidades. Através destes tubos, o refrigerante circula de uma unidade para a outra. É o refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.

Modo de arrefecimento:

1 Unidade interior Uma ventoinha faz circular o ar quente do interior por um permutador de calor, através do qual fluir o refrigerante. Este refrigerante absorve o calor do ar e, uma vez arrefecido, o ar é expelido para a sala.

2 Tubos de cobre O refrigerante circula através das unidades e dos tubos e leva o calor da unidade interior para a unidade exterior.

3 Unidades exteriores Através da compressão, o gás refrigerante é aquecido e o seu ponto de ebulição aumenta. Na unidade exterior, o calor que foi obtido pela compressão é libertado para o ar exterior através duma ventoinha, que a liberta após ter passado pelo permutador de calor.

4 Refrigerante O refrigerante líquido circula outra vez para a unidade interior.

5 Unidade interior De regresso à unidade interior, o refrigerante é descomprimido, podendo assim voltar a extrair o calor do ar no interior da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário