sábado, 28 de novembro de 2009

Efeitos na sua saúde

Uma unidade de ar condicionado não serve apenas para regular a temperatura ou a umidade, nem como ventilação ou filtro para o ar.
As pessoas que se preocupam com a sua saúde prestam cada vez mais atenção à qualidade do ar em espaços fechados. Podemos sofrer os efeitos da poluição do ar num espaço fechado logo a seguir à exposição, mas também podemos senti-los apenas muitos anos depois. Os sistemas de ar condicionado conseguem prevenir ou reduzir alguns desses efeitos na saúde.
O modo como a maioria das casas foram construídas para conservar energia reduz a circulação normal de ar fresco, o que, no pior dos casos, acaba por resultar na Síndrome do Edifício Doente. Ao impedir o ar de circular pelas nossas casas, reduzimos o consumo de energia no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento das divisões. Mas isto implica que os níveis de umidade no interior da casa permanecem iguais, pois o ar que circula no interior é sempre o mesmo, bem como os poluentes. As poeiras, o fumo, as bactérias, os vírus, o bolor, os fungos, os ácaros e diversos gases circulam livremente pela casa.
As poeiras vêm da pele, do cabelo, das roupas ou simplesmente dos sapatos, com as entradas e saídas das pessoas. Os ácaros, fungos e bolores podem entrar juntamente com as poeiras. Os gases podem vir de corantes, tintas, vernizes e colas.
E uma umidade de pelo menos 50 % reduz bastante as hipóteses de combater a gripe.
As soluções para diminuir o nível de concentração dos poluentes do ar nos espaços fechados são uma boa ventilação, o uso de filtros e o controle da umidade. Os sistemas de ar condicionado oferecem-lhe todas estas soluções. Cada unidade de ar condicionado tem um filtro. O tipo de filtro depende do tipo de sistema. Um sistema com ventilação integrada requer um filtro menos eficaz. A eficácia dum filtro é medida pela percentagem de capacidade de recolha de partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário